Na favela do Vidigal, imagens em 360º nos mostram de forma bastante realista o cotidiano nas favelas do Rio de Janeiro.

 

Que a tecnologia do Google permite aprimorarmos a nossa mobilidade pela cidade nós já sabemos. Por meio do Google Maps, é possível ter acesso a mapas, ruas, bairros e endereços. Para ter acesso a tudo isso basta definir o local que necessitamos visualizar. Entretanto, quando se busca pela Favela do Vidigal no Rio de Janeiro por exemplo, encontrávamos apenas uma mancha cinza. Na imagem era como se as ruas, os moradores, as estradas e as praças não existissem. Até certo ponto seria possível percorrer os locais ao entorno pelo mapa. Porém, quando buscava-se geolocalização para explorar, encontrava-se apenas uma mancha cinza. 

 

Contrapondo-se a esse fato, o Google lançou o projeto “Além do Mapa” (em inglês, Beyond the Map). O projeto tem como objetivo, mostrar o lado pouco conhecido de comunidades do Rio de Janeiro, lar de muitos cariocas. Segundo o apresentador do projeto, o ator Jonathan Haagensen “As favelas não são simplesmente um lugar, elas são um povo, e para entendê-las, você precisa entrar nelas e ver por si mesmo”. Esta “porta de entrada” e imersão é feito por meio de histórias contadas em imagens 360 graus. A  tecnologia é inteiramente desenvolvida pelo próprio Google.

Acesse: https://beyondthemap.withgoogle.com/pt-br/

O Projeto

As favelas possuem uma enorme extensão. Então o trabalho de mapeamento das ruas, vielas, comércio e pontos de interesse das comunidades, é realizado por agentes locais, moradores da região, selecionados pelo AfroReggae. Esses agentes passam por um treinamento realizado pelo grupo e pela Google antes de partirem para o campo. Esses recursos utilizados pela Google ainda contam com imagens panorâmicas e mais de três mil imagens históricas e exposições do Rio de Janeiro.

O projeto integra o Google Arts & Culture, que traz acervos artísticos de todo o mundo. A série de vídeos disponibilizada na plataforma também apresenta histórias dos moradores das comunidades, nas versões português e inglês.

A ideia do projeto é revelar uma favela que vai além do que é estereotipado pela mídia. E que além disso, elas precisam sim ser representadas pelos próprios moradores, pelos comerciantes, pelos agentes culturais e não somente como uma “mancha cinza” no mapa, como era revelado anteriormente.

 

Texto de autoria de Roberta Aragão com adaptações de BM Promoções.

 

 

A BM Promoções possui a mesma câmera do Google!

A BM Promoções possui este equipamento, o mesmo utilizado pelo google, a câmera NCTech Iris 360. A câmera faz parte do hall de equipamentos da BM Promoções, e dependendo da sua ideia, podemos embarcar juntos em um projeto!

Confira aqui o acervo de equipamentos de última geração da BM Promoções.

 

 

 

Share This