Evento é uma importante ferramente de divulgação, debate, marketing e também de vendas, no entanto é necessário um planejamento detalhado para termos bons resultados. Um dos aspectos mais importantes é o formato do evento.

Hoje vamos falar um pouco das diferenças de formato para eventos técnico-científicos e corporativos, e assim ajudar  na escolha da forma ideal para sua ideia.

Vamos então às diferenças:

CONFERÊNCIA:  Um  especialista desenvolve determinado tema,  com  tempo previamente  estabelecido de duração. Os apartes não são permitidos e nem existe debate no final da exposição.

CONGRESSO: Vários expositores de diferentes setores da sociedade discutem um mesmo tema abrangendo todos  os  seus aspectos. Propõe o debate aberto com  o público e chegam  a conclusões, registradas em  documento final com as resoluções.

CONVENÇÃO: Instrumento importante de empresas, organizações, partidos políticos, grupos empresariais etc, para estimular seu corpo de funcionários, franqueados, associados etc. Tem a mesma estrutura de um  congresso,  embora,  neste caso,  haja ligação entre os participantes. Em  geral,  a convenção  termina com um evento social (jantar, show, etc…)

CURSO: Consiste no detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas com o foco de “treinar” ou “ensinar a fazer”. É composto de exposições de especialistas que procuram passar seu conhecimento aos participantes. O foco está mais na teoria que na prática, porém não a exclui. É indicado para pessoas que têm baixo ou nenhum conhecimento sobre o assunto, com exceção dos cursos de especialização, cujo objetivo é o aperfeiçoamento daqueles que já dominam o assunto.

DEBATE: É a discussão entre duas ou mais pessoas de opiniões divergentes sobre determinados aspectos de um mesmo tema ou assuntos  em evidência. Exige a presença de mediador, que estabelece regras como o tempo de exposição do orador. O publico pode ou não participar e, muitas vezes, o debate pode ser transmitido em veículos de comunicação como acontece com os debates políticos.

FÓRUM: Um  tema mestre e abordado numa reunião menos  formal,  onde há livre manifestação de idéias  e interação  entre palestrantes e público.  Em  um  fórum sobre meio ambiente, por  exemplo, varias  instâncias  podem estar representadas, desde ONGs até empresas acusadas de prejudicar o meio ambiente. Muitas vezes um fórum é realizado em conjunto com outro tipo de evento – um seminário por exemplo.

PALESTRA: Tem o objetivo de apresentar de forma sucinta alguma novidade, por isso possui curta duração. Pode-se dizer que a palestra é como a capa de um jornal: tem-se acesso apenas às manchetes.

PAINEL:  Especialistas  apresentam  diferentes  pontos  de vista  a respeito de um  mesmo tema debatido em  plenário. O tempo de cada expositor costuma ser estabelecido previamente.

SEMINÁRIO: Encontro  de especialistas para  apresentar estudos a respeito de um tema central, em  seguido debatido com a platéia. O moderador deve conhecer o assunto, participar e levantar questões.

SIMPÓSIO: Tem  como objetivo informar as  novidades sobre  determinado assunto ou setor da sociedade. O  público, que não participa com apartes, pode pedir o esclarecimento de dúvidas no final da exposição.

WORKSHOP: Tem o caráter de treinamento. Seu objetivo consiste em  aprofundar  a discussão sobre temas  específicos e, para isso, apresenta casos práticos. O público deve participar intensamente.

Share This