Saiba como não cair em golpes que se passam pelo Registro.br

 

Quem deseja criar um site, precisa ter o domínio registrado no Registro.br, mas antes disso, precisamos saber: o que é esse registro e pra quê ele serve?! Essas respostas e outras informações referentes a fraudes no boleto de pagamento do registro você confere aqui, neste artigo.

 

Para criar seu site você precisa comprar a permissão de uso da url. O órgão que regulamenta isso no Brasil é o Registro.br – um departamento responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br, pertencente ao NIC.br. Para colocar seu site na web, deve-se ter um domínio, que será o endereço virtual para dirigir-se em navegadores na internet.

Para ter direito de uso é necessário pagar uma taxa anual, no valor 40 reais – válido por um ano. Com o boleto pago, o registro passa a ser disponibilizado para a utilização do seu site. É importante lembrar que o Registro.br não envia mais boletos por via postal em nenhuma circunstância. Boletos são emitidos no próprio site do Registro.br, para a pessoa cadastrada como responsável pelo domínio em questão.

O que ainda pode ser enviado por e-mail é a confirmação de cadastro para conferir seus dados e o link para gerar o boleto dentro do site. O que a maioria não sabe, é a existência de uma prática criminosa que frauda boletos e enviam para o e-mail com o nome “BR.Registro”.

A forma correta do termo é “Registro.br” e não a ordem contrária. Porém, com essa diferença mínima, diversas pessoas não se atentem ao detalhe e pagam o boleto fraudulento, sem perceber a questão na mudança de ordem do nome. É preciso ficar atento, pois alguns dados pessoais fornecidos constam no boleto de pagamento, assim como no boleto verdadeiro.   

 

Saiba como evitar

Boletos recebidos que não são provenientes do seu servidor habitual não é confiável. Outra situação para se prestar atenção em relação aos boletos verdadeiros, é que o valor do boleto emitido pelo NIC.br depende do período de manutenção escolhido para seu domínio, podendo variar de 1 a 10 anos. Os boletos emitidos pelo NIC.br se referem a serviços previamente solicitados, então jamais virão com a palavra “optativo” e “facultativo”. Caso esses termos estejam no boleto, não efetue pagamento, pois certamente, você cairá em um golpe. É importante sempre ficar atento aos boletos recebidos que não sejam provenientes de seu provedor de hospedagem habitual.

 

A BM Promoções é especialista na criação de sites e no planejamento de marketing digital. Confira o portfólio de serviços que a BM pode oferecer a você.

 

Share This