A BM Promoções te mostra como a Logística Promocional pode ser fundamental para as estratégias de marketing promocional.

 

Bom, já sabemos o quanto o Marketing Promocional é importante em estratégias de divulgação. O que não se imagina é que existem várias etapas para se obter uma ação promocional de sucesso. A organização por exemplo, é fundamental e nesse artigo: a estratégia do marketing promocional para empresas orientamos sobre a importância desse serviço para divulgação da sua marca.

 

Mas e aí, você sabe o que é logística promocional?

 

A logística promocional é uma área menor da logística que visa solucionar problemas de trade marketing e merchandising. Para entender melhor, imagine assim, o Marketing Promocional busca fortalecer marcas, aumentar vendas e fidelizar clientes. Já a logística promocional abastece eventos e ações com ferramentas e materiais necessários para a ocasião.

Existe até mesmo um guia de marketing promocional da AMPRO com as atividades ligadas diretamente à logística promocional, confira abaixo:

  • Planejamento logístico – compreensão das características da campanha, envolvendo desde fornecedores até os pontos de exposição/venda;
  • Alternativa de embalagem para movimentação e armazenagem;
  • Modais de transporte e locação de veículos;
  • Locação de espaço em shoppings e obtenção ou regularização da documentação;
  • Tratamento de dados variáveis e mailing

O segundo passo é dar uma atenção especial às ações em pontos de venda. É perceptível que essa atuação direta com o consumidor tem um impacto positivo para a marca que resolve investir nesse modelo de promoção. A seguir, veremos como a logística promocional auxilia essa atuação.

 

O elo entre marketing e logística     

Levando em conta o tempo curto dos prazos para ambos os lados, essa relação entre o marketing e a logística se torna bem estreita. Por esse motivo é possível criar um vínculo de confiança, onde a responsabilidade tende mais para a logística, uma vez que qualquer pequena falha desencadeiam grandes transtornos para eventos e ações de marketing.

Por esse motivo, é necessário um operador profissionalizado em logística, por saber fazer desta etapa, uma ferramenta estratégica de negócios.

 

Elaboração de Orçamentos e kits promocionais 

 

Bom, orçamento da logística funciona da seguinte forma: baseia-se na descrição da mercadoria, definição da embalagem do produto e quantidade. A descrição da mercadoria exige as dimensões, o que compõe os produtos e o volume daquilo que será transportado.

O que dirá se o produto necessita de um reforço para garantir seu transporte é a definição da embalagem. A quantidade faz referência ao acomodamento de uma ou mais mercadorias diferentes dentro do espaço de carga.

No orçamento deve vir constando algumas especificações da carga, como a validade por exemplo. As especificações são necessárias porque implicam na movimentação de uma armazenagem eficiente.

Geralmente as pessoas costumam associar o marketing promocional aos pontos de venda. Esses tipos de ações geralmente fornecem kits promocionais aos clientes com objetivo de conscientizá-los sobre a marca ou promover um produto. 

As especificações do produto a ser transportado ganham mais importância ainda durante a montagem de kits promocionais.

Quanto aos produtos a serem transportados, nesse caso, as especificações ganham mais importância ainda durante a montagem dos kits promocionais. Tudo porque são kits que possuem diversos produtos diferentes e precisam ser manuseados e inseridos em acomodação adequada. Essa estratégia assegura para que cheguem ao ponto de destino em perfeito estado.

Isso tudo impacta diretamente na contratação de operadores logísticos eficientes e que se destacam no mercado. Na BM Promoções – empresa especializada em Logística Promocional, é possível encontrar operadores com a especialidade exigida com soluções para diversas situações específicas. Entre em contato e saiba mais sobre esses e outros serviços da BM Promoções.