A Livraria Francesa que inovou na venda de livros via estratégia de presença digital no Instagram

O Instagram da pequena livraria na cidade de Bordeaux, é curioso de ser observado.

Na região sudeste da França, a livraria Mollat já tinha certo grau de notoriedade. O local é considerado a primeira livraria independente da França, com mais de 100 anos da sua criação. Porém a fama global veio através da sua estratégia de presença digital, por meio do instagram. A ideia consiste que seus funcionários juntos com consumidores estrelem em fotos publicadas nas redes sociais.

A quantidade de seguidores da livraria Mollat é de aproximadamente 52 mil em seu perfil empresarial, denominado Instagram Business. Essa ideia surgiu quando resolveram inovar na venda de livros. Decidiram dar corpos para as capas de livros e publicaram fotos em contexto com seres humanos. A estratégia ajudou a loja “bombar” na internet, repercutindo os títulos em venda.

Desde 2013 quando criou sua conta do Instagram, que a livraria tem realizado essa ideia única. A maioria das imagens compartilhadas no Feed da Mollat tem essa novidade. As imagens postadas são em grande parte, nas capas de livros em contextos com corpos humanos dos vendedores e clientes. Porém também há outros tipos de imagens e isso não deixa de ser importante. A diversidade atende a diferentes personas de seu público.

O case de sucesso e seu contexto histórico

Certamente não apenas pelo sucesso das fotos, a sede da livraria é um local turístico na região, sendo indicado em vários sites trip planners. Porém, é possível criar a hipótese que através da estratégia de presença digital do Instagram a marca foi reconhecida. E nesse caso não só a marca, mas toda história agregada sobre a centenária livraria. Isso tudo permite o consumidor imediatamente fazer da livraria uma dentre suas opções. Isso tudo é relevante, levando em consideração o inicial de compra entre as “marcas” de livrarias disponíveis na França

O Marketing Digital não é apenas sobre o canal que se propaga a mensagem. É também relacionado a forma ou, mecanismo que as pessoas criam e compartilham suas experiências. A abordagem de teste e aprendizado para utilização de validação para continuar por mais de 4 anos com a mesma estratégia, que permite essa familiaridade e assim, o reconhecimento da marca, apenas pela imagem.

Bom…filósofo chinês Confúcio já dizia “Uma imagem vale mais que mil palavras” não é mesmo?!  Sua máxima é notavelmente uma tendência contemporânea.

 

Informações extras sobre Instagram

O Instagram foi um app criado por um grupo de amigos, com o propósito de compartilhar fotos e imagens com filtros. A rede social foi vendida para o Facebook no ano de 2012 por valor estimado em 1 Bilhão de dólares americanos. O Instagram é uma das mídias sociais mais populares e eficazes para os negócios no Brasil. Um dado relevante é que nosso país, ocupa a 2ª posição em número de usuários por pais. Essa posição fica penas atrás dos Estados Unidos. Atualmente a mainpage é a 18º mais visitado no mundo, segunda a avaliação do Alexa (uma espécie de Page Rank da Amazon).

 

Recentemente o jornal The Gardian entrevistou o brasileiro Mike Krieger, um dos co-fundadores do Instagram. Saiba agora os insight mais valioso que ele deixou escapar durante a conversa.

The Gardian: Cerca de 80% dos usuários globais do Instagram estão seguindo pelo menos um negócio. Qual conselho você daria aos empresários que usam a plataforma?

Mike Krieger: Em primeiro lugar, crie um perfil comercial. Com isso, os empresários podem acessar análises e informações sobre o público como a que horas do dia estão usando o Instagram. Aprendemos o valor dos dados para o Instagram, então queremos trazer isso para outras pessoas. Em segundo lugar, os empresários devem usar uma variedade de diferentes ferramentas do Instagram para contar sua história, usando seu feed, mas também experimentando histórias e até mesmo postar ao vivo. Eles podem usar isso para trazer seu público junto com eles e deixá-los ver seus negócios de uma maneira nova, seja isso atrás das cenas ou para um evento.

Conheça mais sobre a Mollat nos links abaixo:

Site: www.mollat.com

Insta: @librairie_mollat